Pantanal – Refúgio Ecológico Caiman
maio25

Tags

Posts relacionados

Compartilhe isto

Inspire-se

“Acabamos de voltar do Pantanal e vamos contar aqui, um pouquinho como foi essa viagem tão especial. Quem nos mostrou esse paraíso brasileiro foi o Refúgio Ecológico Caiman, a convite da Sul Hotels!

Captura de Tela 2017-05-25 às 09.45.15

Eles estão localizados no Pantanal Sul, próximo a cidade de Miranda no Mato Grosso do Sul, a 3h ou 4h de carro de Campo Grande – o aeroporto mais próximo dali. O caminho é feito na maior parte pela rodovia, e os últimos 36km, parecem um pouco mais longos, pois é estrada de terra. (mas quem sabe, você já não tem a sorte de cruzar com algum animal no caminho, e começar seu safari ali mesmo).

Captura de Tela 2017-05-25 às 11.02.28

 O hotel nos leva pra fazer safári pela manhã, a tarde e tem também a focagem noturna, pra ir atrás dos animais de hábitos noturnos. São diversas espécies de pássaros, de todos os tamanhos, cores e belezas, como jacarés, capivaras, antas, macacos, jaguatiricas, e claro, a grande estrela dali, a onça pintada – o maior predador do Brasil. Os passeios começam cedinho, então da tempo de conhecer todas as maravilhas do destino. Mas a gente sempre volta pro aconchego do hotel, para o almoço e para o jantar, que aliás são deliciosos. 

Foto do grupo o truck

O hotel é cheio de charme e requinte, mas sem perder a sua essência, que é oferecer uma experiência de viagem que fique marcado pra sempre na memória. E foi o que aconteceu. Conhecemos um pouco da cultura pantaneira, a vida dos locais que vivem nas fazendas lidando com o gado (sabia que eles até tem uma linguagem de comando especial? Incrível), falar um pouquinho com eles e ouvir alguns “causos”, e tomar o café da manhã com eles, um arroz carreteiro delicioso com ovo, que é pra dar energia pra aguentar o dia de trabalho. Mas logo depois voltamos pro nosso safári à procura da onça.

Captura de Tela 2017-05-25 às 11.08.46

Conhecemos também o projeto criado pelo hotel, o Onçafari, responsável pelo monitoramento e preservação da espécie na região, que sempre foram e ainda são muito ameaçadas pela caça de retaliação, preventiva e/ou esportiva. Eles tem tido bastante sucesso, pois além de cuidarem das que ali vivem, conseguiram até reintroduzir dois filhotes de onças que perderam a mãe, resgatadas de outro lugar, e foram reintroduzidas no Pantanal após uma cuidadosa adaptação. Hoje elas andam por ali bem adaptadas e com seus filhotes. Se quiserem saber um pouco mais, A BBC fez um documentário recentemente que conta como foi esse trabalho tão bonito – Jaguar: Brazil´s Super Cats.

Captura de Tela 2017-05-25 às 11.25.12

Depois de conhecer mais sobre o projeto, saímos com a equipe para fazer o Onçafari. Já era nosso último dia e última chance de encontrá-la. Recebemos o aviso pelo rádio que a Isa (cada uma é carinhosamente nomeada pelos biólogos) estava caminhando ali por perto. Saímos depressa pra chegar perto de onde ela estava. Ficamos ali parados por quase 2h. Já era noite, mas valeu a pena. Ela apareceu e foi emocionante. Uma experiência e tanto.

Captura de Tela 2017-05-25 às 11.28.43

E pra fechar com chave de ouro, jantamos um típico churrasco, com direito a musica ao vivo em meio a uma decoração incrível, com muitas lanternas e lampiões iluminando o galpão da fazenda.

O Brazil tem destinos incríveis e é realmente surpreendente. Que tal explorar um pouquinho mais de nossas belezas?”

Captura de Tela 2017-05-25 às 11.42.46

 

– Mariana Almeida

 

Fotos: Carol Passarinho, Ana Junqueira e Refúgio Ecológico Caiman