Tradições Culinárias Alemãs
set22

Tags

Posts relacionados

Compartilhe isto

Inspire-se

Tão variadas como as regiões da Alemanha e sua história, são as diferentes tradições culinárias, que vão muito além da cerveja e da salsicha!

Captura de tela 2015-09-22 11.39.06

 

Você sabia que na Alemanha existem 13 regiões vinícolas? Do rio Elba, passando pelo Lago de Constança na fronteira com a Áustria e a Suíça, até chegar ao Reno. As variedades mais comuns são Riesling, Müller-Thurgau e Spätburgunder. Por todas as regiões, em agosto e setembro, os festivais do vinho convidam os moradores e viajantes para celebrar e experimentar as delicias e especialidades de cada região. A região vinícola número 1 é a Renânia Palatinado, que tem nada menos do que seis áreas distintas. Lá todos os anos, a Festa das Vindimas Alemã coroa uma nova ‘Rainha do Vinho’.

 

2-vinhos-vale-do-mosel-alemanha

 

Em Frankfurt o vinho de maçã e o molho verde dão um toque especial a culinária regional. O vinho de maçã, também conhecido por “Ebbelwei” é servido em uma jarra de cerâmica azul tradicional chamada “Bembel”. Já o molho verde, é servido sobre batatas e ovos cozidos e acompanha pratos tradicionais da região. Uma vez por ano acontece o Festival do Molho Verde que premia o melhor molho e é uma oportunidade de conhecer às suas mais diferentes variações.

 

header_Gruene-Sosse_2_656x492

 

Já ouviu falar do Labskaus? Considerado hoje uma verdadeira iguaria por gourmets do mundo todo, o Labskaus, prato típico do norte da Alemanha, era nada mais que uma forma de antigamente manter os alimentos frescos por mais tempo nos navios. A receita original não se sabe ao certo, mas o prato é composto por purê de carne bovina salgada, beterrabas em conversa, cebola e batatas. Ficou curioso? Uma vez por ano acontece na cidade de Wilhemshaven, no norte da Alemanha, um grande encontro, onde é possível experimentar o Labskaus.

 

2z712409-004--600x300

 

Você já experimentou o Marzipã de Lübeck? Lübeck, a cidade onde surgiu o famoso Marzipan, é a prova de que os habitantes de Schleswig-Holstein também têm uma queda pelo lado doce da vida. Antigamente, o marzipã era um privilégio dos ricos e poderosos, e hoje continua a ser produzido em trabalho manual. No Salão do Marzipã da fábrica Niederegger Marzipan, em Lübeck, os visitantes ficam conhecendo tudo sobre a longa viagem que essa especialidade de amêndoas fez ao longo de centenas de anos, desde sua origem no Oriente até a cidade hanseática. Pois, embora os habitantes de Lübeck não tenham inventado o marzipã, eles certamente souberam levá-lo à perfeição. Se tiver a oportunidade não deixe de experimentar essa delícia!

 

header_Marzipan_SH_imago60377582h_656x492